top of page

Controle de Vendas: Tenha o controle total e aumente seus ganhos



O controle de vendas é parte essencial de uma gestão empresarial, à medida que acompanha como anda o rendimento da empresa.


Investir em ferramentas de controle e acompanhamento de vendas é necessário, para que a gestão da empresa como um todo, seja realizada de forma eficiente.


Além disso, o empresário a partir da gestão de vendas, consegue otimizar entre outras coisas a gestão financeira e o planejamento da empresa.


Acompanhe este artigo, saiba como fazer um controle de vendas eficiente e aumente os resultados de sua empresa.


Controle de Vendas, o que é


O controle de vendas é o processo em que se gerencia, fiscaliza e acompanha toda a gestão comercial dentro de uma empresa.


Acompanhar o processo de vendas da sua empresa é essencial para que se descubra se o negócio está tendo sucesso ou não.


Além disso, o controle de vendas pode favorecer, entre outras coisas, dados para que o gestor possa tomar decisões importantes para o negócio.


Existe diversas formas de se realizar tal tipo de controle: manualmente, por meio de uma planilha de controle ou por um sistema de gestão empresarial.


Cada um dos modelos de acompanhamento e gerenciamento comercial possui suas particularidades e pode auxiliar os empresários.


Importância do controle de vendas

Toda e qualquer empresa precisa se certificar que o seu negócio está dando o lucro esperado.


E este é um dos principais fatores de importância de se realizar um acompanhamento dos processos de fechamento de vendas da empresa.


Além disso, a partir dos dados coletados da gestão de vendas, o gestor consegue realizar um planejamento à longo prazo de qualidade.


Isto porque, é possível conhecer os produtos com maior e menor giro, e assim entender quando deve acontecer a reposição de estoque.


Além disso, a empresa sabe qual produto não traz lucro e assim corta-o do catálogo ou busca melhores condições para sua comercialização.


A partir do controle das vendas, é possível também conhecer e trabalhar com a previsibilidade da sua empresa.


Ou seja, é possível planejar e prever a média de lucros da empresa em determinados períodos de acordo com as análises do resultado de vendas.


O controle de vendas simplifica também o controle financeiro da empresa, facilitando o acompanhamento e planejamento da mesma.


A partir dos resultados obtidos é possível também verificar como anda a relação com fornecedores e busca melhores condições e ofertas com os mesmos.


Como pode ser realizado o controle de vendas?


Como apresentado, são diversas as formas de se realizar o controle e acompanhamento de vendas da empresa.


A forma mais antiga é manualmente, por meio de cadernetas ou livros caixa, contudo, é um processo trabalhoso e suscetível a diversos erros.


Há também a forma de controlar as vendas por meio de uma Planilha no Excel, que permite acompanhar os resultados, metas batidas e afins.


Contudo, a forma mais eficiente de se realizar tal processo é por meio de um software especializado em controle de vendas.


Tais softwares possuem gestão de vendas trabalhando de forma integrada com o controle de estoque, financeiro e fiscal.


Ou seja, quando realizado um pedido de venda ele automaticamente pode se tornar uma nota fiscal, e assim alimentar o fluxo de caixa.


Por meio de um sistema de controle de vendas, é possível realizar o cadastro de clientes para que a emissão de notas fiscais eletrônicas – NFe e os pedidos de vendas sejam ágeis.


Invista em controle de vendas automatizado


Para que a sua empresa consiga aumentar os ganhos, melhorar as projeções e investimentos, é preciso ter um controle de vendas administrativo automatizado.


Isto, é possível por meio de um software de gestão fiscal e empresarial no modelo ERP como os da Visão software.







7 visualizações0 comentário
bottom of page